quarta-feira, 3 de novembro de 2010

Estrutura do Sistema Esquelético





O esqueleto humano pode ser dividido em duas partes:

Esqueleto axial: formado pela caixa craniana, coluna vertebral caixa torácica.

Esqueleto apendicular: compreende a cintura escapular, formada pelas escápulas e clavículas; cintura pélvica, formada pelos ossos ilíacos (da bacia) e o esqueleto dos membros (superiores ou anteriores e inferiores ou posteriores).

Esqueleto axial:

Caixa craniana:

- 8 ossos do crânio
- 14 ossos da face


Coluna vertebral:

É dividida em regiões típicas que são: coluna cervical (região do pescoço), coluna torácica, coluna lombar,coluna sacral, coluna cocciciana (coccix).


A coluna vertebral é o eixo ósseo do corpo, situada no dorso, na linha mediana, capaz de sustentar, amortecer e transmitir o peso corporal.
A coluna vertebral é formada pelas vértebras, que são uma série de anéis com um orifício central, pelo qual passa a medula espinal, órgão nervoso de fundamental importância.

Caixa torácica:

- 24 costelas
- 1 esterno


Caixa torácica: É formada pela região torácica, coluna vertebral, osso esterno e costelas, que são em número de 12 de cada lado, sendo as 7 primeiras verdadeiras (se inserem diretamente no esterno), 3 falsas (se reúnem e depois se unem ao esterno), e 2 flutuantes (com extremidades anteriores livres, não se fixando ao esterno).

1 comentário: